domingo, 1 de agosto de 2010

As principais peocupaçõe pré-natal

Durante a gravidez deverá estar a atenta e ser informada pois depende da mãe a detectar sinais de alerta e depende do profissional de saúde que a acompanha, a análise desses sinais e a verificação mediante a realização de exames, de que tudo corre bem, consigo e com o seu bebé. Não se esqueça que a prevenção pode evitar eventuais problemas.

O profissional de saúde

O primeiro cuidado pré-natal a ter é a vigilância médica. Pode ser seguida no seu centro de saúde, pelo médico de família em conjunto com a parteira e o hospital (pode ser que só venha a conhecer a parteira na altura do nascimento), ou optar por ser acompanhada por um ginecologista obstetra.

Os exames de rotina serão prescritos pelos profissionais durante as várias consultas, ser-lha-á medida a sua tensão arterial e feito um exame abdominal (verificação do tamanho do abdómen e audição dos batimentos cardíacos do bebé), ainda ser-lhe-ão receitadas análises ao sangue e urina (para despiste de infecções, glucose e má alimentação). O médico começará a apontar os dados no Boletim da Grávida que a deverá acompanhar por forma a que qualquer profissional de saúde conheça todos os dados relevantes da sua gravidez.

O local do parto

Poderá optar por ter o parto em casa, devendo acordar com uma parteira independente. Esta opção é mais dispendiosa, mas permiti-lhe planear o parto de forma personalizada. Entre outros, terá a liberdade de se manter activa, o que frequentemente facilita o trabalho de parto. Em caso de necessidade deverá ser transferida para um hospital.

Apesar de ser menos personalizado é recomendável que o caso de gravidezes múltiplas ou caso se prevejam complicações, opte por um parto num hospital onde poderá ser acompanhada por diversos profissionais de saúde.

Disponibilização de analgésicos e cuidados neo-natais;
Sujeição aos procedimentos hospitalares: que normalmente determinam que deverá estar sentada e ligada com uma banda durante todo o trabalho de parto com um instrumento denomainado CTG (Cardiotocografia) que procede à monitorização do batimento cardíaco do bebé (obviando situações de sofrimento fetal, que podem determinar a realização de uma cesariana.

Quando escolher?

Normalmente na 32.ª a 33.ª semanas, entre outros, após a ecografia que é normalmente realizada naquelas semanas, já poderá ter uma ideia de como decorrerá o seu trabalho de parto no caso do primeiro filho. No caso de não ser o 1.º filho, é possível que os profissionais de saúde esperem que o trabalho de parto decorra de forma parecida aos anteriores. Peça uma visita ao hospital pois ficará mais familiriazada com os espaços e poderá fazer uma escolha do local informada.

Sem comentários:

Enviar um comentário