domingo, 1 de agosto de 2010

O dilema da gravidez....

Ter um filho será uma das experiências mais marcantes da sua vida. Muito embora seja gratificante e extremamente feliz, irá notar que sofrerá uma mudança a nível psicológico, acompanhada de momentos de grande incerteza e receio. Por isso torna-se imperativo um momento de reflexão sobre o tema, ganhando assim uma autoconsciência sobre tudo aquilo que irá transformar a sua vida... para melhor!

Muito embora seja impossível prever e descrever exactamente o que vai acontecer durante uma gravidez, uma vez que cada futura mãe é um caso específico, importa pensar sobre todas as mudanças que vão ocorrer na vida de um casal.

Por isso se defende que a informação é o melhor amigo do casal, pois permitirá enfrentar todo o tipo de questões com um razoável nível de confiança, permitindo gozar a gravidez em toda a sua plenitude. Aproveitem para gozar mini-férias entre os quatro e sete meses de gravidez, para viverem o momento e preparem-se para os primeiros meses pós-parto.

Gravidez planeada ou não planeada

Não se pretende com este tópico abordar as inúmeras implicações consequentes de uma ou outra situação. Todas as pessoas reagem de maneira diferente à notícia da gravidez, quer sejam homem ou mulher, pois tudo dependerá do contexto em que estão inseridos, que como sabe variam fortemente de casal para casal. Por isso se houve todo o tipo de histórias, que variam desde a alegria profunda a casos isolados de depressão.

O que importa é que o passo seguinte seja planeado com o máximo de racionalidade possível, uma vez que o contexto pode ser desestabilizar. Daí que é importante analisar o impacto a nível do orçamento do seu agregado familiar, as implicações no trabalho, na sua carreira, entre outros, sem prejuízo de lhe relembrarmos que do outro lado da balança está o futuro bebé que será seguramente a experiência mais enriquecedora da sua vida.

Concepção medicamente assistida

Das situações que mais provocam ansiedade no casal é a incapacidade de conceber. Fiquem descansados pois na grande maioria dos casos já existem formas perfeitamente estudadas para contornar os problemas, sejam eles motivados pela mulher ou pelo homem.

Para tal terão de passar por inúmeros testes e análises pelo que, e tal como referido anteriormente, procurem fase-lo no mínimo tempo possível. No caso da implantação do embrião e após confirmação da gravidez, é normal que o médico especialista em concepção trate o seu caso como uma maternidade normal, mesmo que para si não o seja. Procure abstrair-se de todo o processo que percorreu uma vez que o mais importante é estar focada no seu futuro e em proporcionar o nascimento de um bebé saudável.

O papel do pai

Apesar dos pais se sentirem algo impotentes por não poderem assumir mais a sua responsabilidade, na realidade o seu apoio ao nível da motivação e acompanhamento são determinantes. Não se esqueça que a futura mãe estará insegura na maioria das vezes, para não mencionar que o seu corpo irá alterar significativamente. Assim, aconselhamos o futuro pai a ter em conta os seguintes pontos:

A futura mãe irá sentir-se mais cansada que o normal, pelo que procure libertá-la das tarefas pesadas da casa, assim como não permita que ela carregue quaisquer pesos.
A ideia geral de se tornar mãe combinado com o efeito das hormonas pode provocar reacções emotivas, pelo que esteja atento e seja compreensivo.
Faça muitos elogios ao longo da gravidez, especialmente à medida que o corpo da mãe se vai adaptando, assim como procure aumentar a sua auto-confiança.

Sem comentários:

Enviar um comentário