domingo, 1 de agosto de 2010

Quantos quilos posso aumentar durante a gravidez?

Qual deverá ser o meu aumento de peso?


A maioria dos obstetras e profissionais de saúde consideram que um aumento de peso durante a gravidez ente os 11kg e os 16kg é óptimo para a maioria das mulheres com peso e altura médios.

Se o seu peso normal antes da gravidez for baixo, se for uma adolescente (< = 18 anos de idade) ou se está à espera de gémeos pode necessitar de um aumento superior de peso.

Se o seu peso normal antes da gravidez é elevado, não precisa de aumentar tanto de peso. Por que cada caloria conta, deve sempre tentar comer alimentos saudáveis e nutritivos, evitando as dietas.

Fale com o seu médico para saber qual é aumento de peso ideal para si. Lembre-se de que o seu médico é a melhor fonte de informação no que respeita às suas necessidades específicas.

Aumentos de peso recomendados durante a gravidez:

Perfil Aumento de Peso
Mulheres com peso normal - 11,5 a 16,0 kg
Mulheres com peso inferior ao normal - 12,5 a 18,0 kg
Mulheres com excesso de peso - 7,0 a 11,5 kg
Mulheres obesas - 6,8 kg
Grávida de gémeos - 16,0 a 20,5 kg


Porque o aumento de peso é tão importante?

O aumento de peso materno pode afectar significativamente o peso do bebé à nascença. Deste modo, é importante um aumento adequado de peso, dado que, bebés com pouco ou com excesso de peso podem ter dificuldades.

Um bebé com pouco peso (< 3 kg) pode ter problemas derivados do baixo peso à nascença. Um bebé com excesso de peso (> 4 kg) pode complicar o trabalho de parto.

A cada consulta, o seu médico verificará o seu peso, para certificar-se se é o adequado. A monitorização do peso é um modo de controlar se o bebé está a receber a nutrição apropriada.


Para onde vai todo o peso?

O feto em crescimento é responsável por menos de metade do aumento do peso durante a gravidez. O aumento de peso dá-se devido às alterações nos tecidos orgânicos, fluídos, sangue e reserva de gordura corporal.

Composição do aumento de peso na gravidez

A maioria do aumento de peso dá-se nos 2 últimos trimestres. A generalidade das mulheres aumenta 1 a 2 kg no primeiro trimestre, seguindo-se um aumento constante de aproximadamente 400 g por semana até aos 5 kg na 20ª semana, 9,5 kg na 30ª semana e 13 kg no final da gravidez.

Como irei perder este peso depois do bebé nascer?

É possível que esteja preocupada com o aumento de peso durante a gravidez porque tem receio que o excesso de peso se mantenha depois do parto. No entanto, os estudos demonstram que, em média, apenas 4 kg permanecem imediatamente após o parto e 2 kg nas seis semanas após o nascimento do seu bebé.

Se seguir as recomendações do seu médico no que respeita ao aumento de peso, provavelmente todo o peso ganho será perdido no prazo de 8 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário